segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Afinal, quem é Chapeuzinho Vermelho?

Muitos de nós conhece a clássica história da Chapeuzinho Vermelho, do início ao fim. Mas, e se de repente tivéssemos a chance de criar um novo final para essa história? E foi justamente isso que os alunos da turma 301 puderam, nas últimas semanas, realizar, convocando cores e imaginação.
A atividade começou com uma conversa a respeito da história mais conhecida. Em seguida, apresentamos o livro A verdadeira história de chapeuzinho vermelho, de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini, do qual realizamos uma leitura. Os alunos se comportaram muito bem e até participaram da leitura, tanto interagindo enquanto contávamos quanto lendo, eles mesmos, algumas partes. Já em um outro momento de encontro nosso, relembramos a história contada e pedimos que criassem, com palavras e com desenhos, um novo final. Folha, lápis de escrever, lápis de cor, hidrocor, giz de cera... tudo a serviço dos afetos e da imaginação.
Cada uma com sua especificidade, os desenhos ilustraram os mais diversos sentimentos e visões, apresentando desde nuvens coloridas à armas de fogo.Destacamos que esses desenhos nos ajudaram, e nos ajudam, a compreender um pouco mais sobre a leitura de mundo que fazem, sobre a leitura da realidade cotidiana que cerca cada um deles. Eis um exemplo feliz de como a liberdade e a imaginação são capazes de abrir portas para a leitura do mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: