segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A gentileza e os cinco sentidos

Para trabalhar a GENTILEZA, as turmas de 4ºano leram e conversaram sobre a poesia abaixo:


As Palavras e os Cinco Sentidos

Ah, as palavras auditivas:

sussurro, valsinha, ronco,
grilho, acalanto, fungado...
.
Ah, as palavras visuais:
arco-íris, carta, cartaz,
montanha, foto, circo...
.

Ah, as palavras olfativas:
flores, mata, mexerica,
poluição, cozinha, Tereza...
.
.Ah, as palavras gustativas:
beijo, bebida, hortelã,
pé-de-moleque, licor, sorvete...
.
Ah, as palavras táteis:
mãos, abraços, ternura,
beliscar, frio, pisar...

(Elias José, do livro: "O Jogo das Palavras Mágicas")
.

A partir dessa discussão, os alunos puderam perceber a importância dos cinco sentidos no nosso dia a dia. Daí surgiu a questão: e aquelas pessoas que não possuem todos os sentidos? Elas acabam passando por algumas dificuldades e devemos ajudá-las.

Para os alunos perceberem como é ser deficiente visual, foi feita uma dinâmica. Veja nas fotos a seguir.


TURMA 402


TURMA 401


Atividade desenvolvida por: Paula Carreirão e Sabrina Vianna

6 comentários:

Unknown disse...

limdo jula
vitoriuaturturma m402

Unknown disse...

limdo jula
vitoriuatur

Unknown disse...

turma402 elinda.

Unknown disse...

EU GOSTO MUITO DA AULA DE LEITURA E SEMPRE VOU GOSTA BEIJOS DA MARIA IZABEL

dyudyu disse...

CADÊ?OS DESENHOS Q GANHARAM EM QUEM DESENHA MELHOR UMA COISA AFRICANA?POSTA AEW SOU A GIULIA,14/10/11,18:24

Sala de Leitura COLUNI-UFF disse...

Boa pergunta, Júlia. Vou pedir para a Gabriela e a Fernanda postarem aqui. Beijos. Aldaléa